NOTÍCIA ANTERIOR
Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maioria dos órgãos públicos está nas redes sociais, diz levantamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/07/2014 | Política
Água do Alto Tietê, que atende o ABCD, acaba em novembro
Água do Alto Tietê, que atende o ABCD, acaba em novembro Sistema Alto Tietê foi de 50% de sua capacidade total para 22% entre dezembro e julho deste ano; volume morto passa a atender Santo André e Mauá. Foto: Johnny Ueda/Futura Press
Sistema Alto Tietê foi de 50% de sua capacidade total para 22% entre dezembro e julho deste ano; volume morto passa a atender Santo André e Mauá. Foto: Johnny Ueda/Futura Press
Após esgotamento do Cantareira, medida de Alckmin amplia crise de abastecimento em São Paulo

Após secar o sistema Cantareira, o governo do estado de São Paulo agora usará a partir de agosto também o chamado “volume morto” do Alto Tietê, água localizada sob as comportas de captação da represa e nunca utilizada. Duas cidades do ABCD utilizam o Alto Tietê para o abastecimento: Santo André e Mauá. O remanejamento promovido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) produz efeito cascata e amplia a crise de abastecimento que o Estado enfrenta. De acordo com o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), que questionou há dois meses a medida de Alckmin, a água do Alto Tietê, mesmo somando o volume morto, pode durar até novembro.

Nesta quarta-feira (23/07), o nível do sistema do Alto Tietê atingiu 22%. O sistema Cantareira secou e tem utilizado apenas o volume morto, que chegou a 16,6% de sua capacidade. Além de questionado pelo Sintaema, o remanejamento de água é alvo de inquérito do Ministério Público, que quer saber se o governador realizou algum estudo anterior para realizar o remanejamento de água, que pode agravar ainda mais a crise de abastecimento no Estado.

Além de tirar água do Alto Tietê, Alckmin resolveu antecipar para este mês a retirada de água da represa Billings (Rio Grande) para abastecer o sistema Rio Claro. Ambos os complexos atendem às cidades do ABCD. A água da Billings será utilizada para abastecer 150 mil moradores da região de Sapopemba, na Capital. Entretanto, a captação de água da Billings só será ampliada em setembro; ou seja: a Região poderá ter mais problemas de abastecimento.

“Era notório que o sistema Alto Tiete não daria conta, mesmo aumentando a produção de água. Apresentamos a preocupação diversas vezes à Sabesp. O volume morto do Alto Tietê tem capacidade para ser usado até outubro e novembro, no máximo. Depois disso, o que será feito? A situação é grave. Não dá para depender do clima, do tempo”, avaliou o presidente do Sintaema, Rene Vicente dos Santos.

O sistema Cantareira abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo; entre as cidades, São Caetano. Já o Alto Tietê abastece 4,5 milhões, na região de Poá, Mogi das Cruzes, zona Leste da Capital, Santo André e Mauá.

Em nota, a Sabesp afirma que pretende realizar obras para ampliar a captação de água das represas de Biritiba-Mirim e Jundiaí, que fazem parte do complexo Alto Tietê, e afirmou que já solicitou autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para realizar o remanejamento.

Eleição impede rodízio de água, afirma sindicato

Para o Sintaema, uma das soluções em curto prazo é realizar rodízio programado na Região Metropolitana, o que não seria aplicado devido ao período eleitoral. “Só a bonificação para quem economizar já não adianta mais. A situação é mais grave”, avaliou o presidente. No entanto, a medida é sistematicamente vetada pelo governador.

“O calendário eleitoral está influenciando nas ações do governo. O problema é que a eleição acaba quando o volume morto estará no limite. E o que será feito? São respostas que o governo do Estado não dá. O rodízio é uma medida impopular, mas em curto prazo é mais que necessário”, avaliou Rene Santos.

A fim de tentar evitar maior consumo de água, em abril deste ano, Alckmin chegou a anunciar que seria cobrada multa para os moradores da Região Metropolitana de São Paulo que aumentassem o consumo de água. No entanto, o governador acabou recuando no último dia 9, antes de a cobrança ser oficializada.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.