NOTÍCIA ANTERIOR
Peça discute violência contra a mulher no Centro de Formação Miguel Arraes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá reforma escola municipal no Jardim Zaíra
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/07/2014 | Cidade
Agente Comunitário de Saúde: Trabalho e dedicação à sua comunidade
Agente Comunitário de Saúde: Trabalho e dedicação à sua comunidade Deuzari Mariana Gama Santana faz parte do primeiro grupo de agentes de saúde de Mauá. Foto: Roberto Mourão/PM
Deuzari Mariana Gama Santana faz parte do primeiro grupo de agentes de saúde de Mauá. Foto: Roberto Mourão/PM
A simpática baiana mora em Mauá desde 1980.

“Sou Agente Comunitária de Saúde porque gosto, é muito gratificante conversar com as pessoas e levar informações que ajudarão cada um a cuidar da sua saúde”. A afirmação mostra toda a satisfação de Deuzari Mariana Gama Santana com a função que exerce no quadro de pessoal da Secretaria de Saúde do município.

Baiana, mas morando em Mauá desde 1980, Deuzari faz parte do primeiro grupo de Agentes Comunitários de Saúde da cidade, implantado em 1999. Antes de assumir a função, ela trabalhava como diarista, mas dedicava parte de seu tempo para ação comunitária e trabalhos voluntários até mesmo na UBS Feital. Moradora do Jardim Itaússu, revela que esta atuação rendeu bom relacionamento com a comunidade e facilitou a inserção como Agente Comunitária de Saúde.

Por intermédio de familiares que moram no Nordeste, onde ocorreu o programa pioneiro de Agentes Comunitários, Deuzari tomou conhecimento da atividade e quando a iniciativa começou a ser implantada em Mauá, não teve dúvidas e se candidatou. Agora já são 15 anos de caminhadas e conversas diárias com a população.

“Aqui na região temos muitos nordestinos e quando iniciei os primeiros cadastros vários perguntavam se seria igual ao que acontecia na terrinha natal,” revela Deuzari. Hoje ela atua na microrregião da Chácara Maria Francisca, integrante do território da UBS Feital, e é responsável por visitar 189 famílias com mais de 600 pessoas.

“É preciso entender as pessoas, compreender seus sentimentos e necessidades,” afirma Deuzari, para explicar uma situação que passou logo no início das atividades. A agente conta que ao chegar a uma quitanda foi recebida de forma áspera pelo proprietário, “fiquei com medo dele jogar uma abóbora.” Persistente, esperou alguns dias e voltou ao estabelecimento. “Ele pediu desculpas, entendeu o trabalho do agente. Hoje somos amigos e ele é um usuário dos serviços de saúde,” cita.

Casada, mãe de seis filhos, Deuzari se diz feliz com o que faz. “É gratificante conversar com as pessoas, passar informações e ajudar cada um a cuidar de sua saúde.”

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.