NOTÍCIA ANTERIOR
Copa traz euforia e deixa saudade em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quarta-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/07/2014 | Geral
MP apura omissão da Sabesp no gerenciamento da água no Estado
MP apura omissão da Sabesp no gerenciamento da água no Estado Cantareira opera apenas com “volume morto”; Alto Tietê tem 26,3% da capacidade. Foto: Vagner Campos/A2 Fotografia
Cantareira opera apenas com “volume morto”; Alto Tietê tem 26,3% da capacidade. Foto: Vagner Campos/A2 Fotografia
Governo Estadual tem até fim do mês para explicar desvio de água do Alto Tietê para o Cantareira

O promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro, autor do inquérito civil que cobra explicações do governo Estadual sobre remanejamento de água do sistema Alto Tietê a áreas atendidas pelo Cantareira, informou ao ABCD MAIOR que aguarda explicações até o final deste mês. O complexo Alto Tietê atende a dois municípios da Região: Santo André e Mauá.

“Visualmente, constatamos que os dois sistemas têm um baixo volume de água (Cantareira e Alto Tietê). Vamos apurar com o inquérito se houve omissão no gerenciamento ou irregularidade na iniciativa de desviar a água”, afirmou o promotor.

Castro solicitou documentos que comprovem as autorizações e licenças obtidas para tirar água do Alto Tietê, com cópia de todos os pareceres técnicos que precederam a edição dos atos administrativos. A Sabesp também terá de informar dados sobre o volume mensal desviado entre os dois sistemas.

A crise no abastecimento de água também fez com que o Estado antecipasse para julho a retirada de água da represa Billings (sistema Rio Grande) para abastecer o sistema Rio Claro. Ambos os complexos atendem a cidades do ABCD. A água da Billings será utilizada para abastecer 150 mil moradores da região de Sapopemba, na Capital. Entretanto, a captação de água da Billings só será ampliada em setembro, o que significa que a Região poderá ter mais dor de cabeça com problemas no abastecimento.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.