NOTÍCIA ANTERIOR
Paixão de Cristo emociona público em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carreata inicia festa dedicada a São Jorge
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2014 | Setecidades
Abertura de estação de trem não tem prazo
Abertura de estação de trem não tem prazo Imagem Ilustrativa. Foto: blogdojaragua.wordpress.com
Imagem Ilustrativa. Foto: blogdojaragua.wordpress.com
Prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro do ano passado, a abertura de mais uma estação na Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ainda não tem prazo para sair do papel. A nova plataforma de embarque e desembarque ficará localizada nas proximidades da antiga parada Pirelli, em Santo André.

Em dezembro, o presidente da companhia, Mário Manuel Bandeira, garantiu que o local exato da nova estação seria definido até este mês. No entanto, o prazo não será cumprido. A CPTM informa que apenas o projeto básico para a obra foi feito. O documento indica a viabilidade de mais uma parada no percurso, mas não apresenta informações precisas. Para que haja nível de detalhamento mais aprofundado, é necessária a realização do projeto executivo, que sequer foi licitado. Também não há estimativa de quando será feito o chamamento às empresas interessadas em desenvolver o estudo. O material apresentará dados como investimento necessário e demanda diária prevista.

A CPTM acrescenta que a estação terá conexão com a futura Linha 14-Ônix, que deverá ligar Santo André à região do Aeroporto Internacional de Guarulhos. No entanto, a companhia também não informou prazos para implantação do trajeto. Um dos modais avaliados para o ramal é o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).

Inicialmente, quando foi feito o anúncio de que a Linha 10-Turquesa teria mais um ponto de parada, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura da Estação Pirelli. Após estudos, chegou-se à conclusão que o procedimento seria inviável e, por isso, a companhia decidiu construir outra plataforma, que levará o nome de Estação ABC.

A companhia afirma que está em diálogo com a Prefeitura a respeito das estações que atendem ao município. A empresa ressalta que também serão necessários entendimentos com o governo federal, já que terão de ser feitos acordos para troca de áreas que hoje pertencem à União. O prefeito Carlos Grana (PT) pretende levar o pleito ao governador para que se chegue à definição sobre a questão o quanto antes (leia ao lado).

Prefeito busca reunião com governador para cobrar rapidez

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), pretende marcar reunião nos próximos dias com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para cobrar rapidez na execução do projeto de abertura de outra estação na Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). O chefe do Executivo municipal também pedirá informações a respeito do cronograma para reforma das demais estações localizadas na cidade (Utinga, Santo André e Prefeito Saladino).

“Nossa pauta também inclui assuntos como a construção do CRI (Centro de Referência do Idoso), da Rede Lucy Montoro e a busca de parcerias para melhorar a mobilidade na Avenida dos Estados”, afirma o petista. A previsão é que o CRI funcione ao lado do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e unidade da Rede Lucy Montoro seja implantada nas dependências do Hospital Mário Covas.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.