NOTÍCIA ANTERIOR
Químicos do ABC se reúnem com o prefeito de Mauá e falam de projetos e obras em andamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá ganhará R$ 5 milhões com a licitação do transporte
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2014 | Cidade
Estado realiza campanha de saúde do homem com check-up nos AMEs
Ao todo 21 Ambulatórios Médicos de Especialidades participam do plantão de saúde, entre os quais os AMEs de Mauá e Praia Grande

A Secretaria de Estado da Saúde deu início neste abril a programa inédito de check-ups preventivos nas áreas de cardiologia e urologia direcionado a homens a partir dos 50 anos de idade. Vinte e um AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) estarão de plantão aos sábados durante todo o ano – exceto em feriados – recebendo pacientes com agendamento prévio. Entre as unidades inseridas na ação estão os AMEs de Mauá e Praia Grande – ambos gerenciados pela Fundação do ABC.

Batizado “Filho que ama leva o pai no AME”, o programa tem por objetivo estimular que o homem verifique preventivamente as condições de saúde, mesmo que não apresente qualquer queixa. A campanha busca mobilizar filhos de pacientes para que incentivem os pais a cuidar da saúde.

Agendamento telefônico

A logística do programa começa no mês de aniversário do paciente, quando o mesmo deve ligar para o call center da Secretaria e agendar check-up no AME mais próximo. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo 0800-779-0000. Neste 2014 serão priorizados homens que nasceram em ano par.

A prevenção ocorre em duas etapas. No primeiro sábado o homem passa por consulta de enfermagem, colhe sangue para exames e afere peso, altura e o risco cardíaco. No sábado seguinte retorna para buscar os resultados dos exames e para avaliações médicas com cardiologista e urologista.


Caso seja identificado qualquer problema, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento na rotina do próprio ambulatório, podendo, inclusive, ser encaminhado a outros especialistas se houver necessidade.

O programa funciona aos sábados para estimular os homens a passar pelo médico sem prejudicar a rotina de trabalho nos dias úteis. A ideia de envolver filhos e até mesmo outros familiares faz parte da estratégia de convencimento da Secretaria de Saúde para incentivar os homens a fazer exames preventivos.

Pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, do Governo do Estado, aponta que 60% dos pacientes só buscam o médico quando já apresentam doenças em quadro avançado, o que geralmente torna o tratamento mais difícil e menos eficaz. “Este programa foi pensado para facilitar o acesso dos homens ao atendimento médico, pois a agenda será aos sábados e não há necessidade de encaminhamento. A ideia é fazer com que se cuidem mais e tenham qualidade de vida”, afirma o secretário de Estado da Saúde e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Everson Uip.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, em conjunto com médicos da Sociedade Brasileira de Urologia, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que o atendimento nos AMEs é sempre em nível regional. Pacientes da região do ABC, por exemplo, têm como referência o AME Mauá, e os da região de Registro, o AME Praia Grande.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.