NOTÍCIA ANTERIOR
População protesta contra Máfia do Asfalto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Agentes de Saúde de Mauá participam de curso de formação
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2013 | Cidade
Estudantes de Mauá são destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Astronomia
Estudantes de Mauá são destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Astronomia Donisete Braga recebe os medalhistas em seu gabinete. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Donisete Braga recebe os medalhistas em seu gabinete. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Medalhistas foram recebidos pelo prefeito Donisete Braga em seu gabinete na Prefeitura Municipal.

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...” (Olavo Bilac – Via Láctea)

Olhar para o céu e observar estrelas e planetas. Não com o olhar amoroso, mas com o olhar curioso... Este é o hábito que vários alunos da Escola Municipal Cora Coralina estão desenvolvendo com as atividades pedagógicas, incentivadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Mauá. Tanto é verdade que ao superar a média 9, nove meninos e meninas com idade entre oito e nove anos, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, foram medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo foram seis medalhas de prata e quatro de bronze obtidas na prova de avaliação das práticas realizadas ao longo do período letivo.

Além dos alunos do Cora Coralina, três adolescentes, uma estudante do 8º ano do Ensino Fundamental e duas do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Terezinha Sartori, também foram destaque no evento. Evelyn Diniz (15), Letícia Borges (15) e Beatriz Fernandes (14) receberam medalhas de bronze. “É uma experiência que dá vontade de conhecer mais do universo”, disse Letícia, mesmo tendo o objetivo de estudar Jornalismo. As outras pretendem ser chefe de cozinha e designer de interiores, respectivamente.

Todos foram recebidos pelo prefeito Donisete Braga, na manhã desta quarta-feira (30), no gabinete do Paço Municipal, acompanhados dos professores e coordenadores das escolas. Sofia, Pedro, Flávio, Kauê, Paulo, Sabrina, Letícia, Rafael e Leonardo, foram acompanhados pelas professoras e pela diretora Débora.

“Como prefeito fico muito feliz em recebê-los porque todos são um exemplo de cidadania, disciplina e compromisso. Suas famílias devem estar muito satisfeitas. Desejo que continuem estudando, sendo bons filhos e bons alunos para que tenham um ótimo futuro”, afirmou o prefeito. Segundo ele, sua meta é oferecer um ensino cada vez com mais qualidade para que os estudantes possam almejar uma faculdade futuramente.

Segundo a professora do Cora Coralina, Maria Isabel Mathias em 2008, a escola recebeu o convite para participar da OBA, que depois enviou os materiais, “inclusive a luneta, para incentivar a participação dos alunos a descobrir as coisas do céu e despertar o interesse pela ciência. Eles têm muita curiosidade e melhorado no desempenho escolar”, explicou.

Os alunos conhecem sobre a proporção dos planetas, distância, tamanho em relação a Terra, entre outros assuntos. “Aprendi sobre o uso da água para impulso através de uma bomba”, disse Sofia. “Gostei de conhecer sobre as órbitas dos planetas e constelações”, afirmou Kauê.

A OBA é aberta à participação de escolas públicas e privadas do país. É organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e Eletrobrás Furnas. A Escola Municipal Cora Coralina tem 1300 alunos, inclusive na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e esta certificada pelo Programa das Escolas Associadas à UNESCO (ONU), desde 2003.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.