NOTÍCIA ANTERIOR
MP faz seminário para sanar dúvidas de moradores do Barão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá perde verba para capacitar jovens
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/09/2007 | Cidade
PAT de Mauá dá acesso a 7.700 vagas
Mauá ganhou quarta-feira mais um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

A nova unidade fica no Jardim Sônia Maria e irá realizar, inicialmente, cerca de 100 cadastros de trabalhadores por dia. A idéia é descentralizar o serviço que até então só era oferecido na Rua Santa Cecília, no Centro.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador funciona como uma agência de empregos gratuita em que os trabalhadores são encaminhados para vagas disponíveis em toda a Região Metropolitana. Por dia, são oferecidas cerca de 350 vagas, ou seja, 7.700 por mês.

Seleção - A seleção é feita seguindo o perfil solicitado pelas empresas, que pode ser por idade, grau de escolaridade, cursos complementares e local de residência.

“Queremos facilitar a busca pelo emprego. Com este posto poderemos atender os bairros próximos ao Jardim Sônia Maria e até alguns da Zona Leste”, explica o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Social de Mauá, Edson Bertoni.

Oportunidade - Raquel da Silva, de 19 anos, foi a primeira a preencher uma ficha de trabalho no posto do Jardim Sônia Maria. “Já trabalhei por sete meses, mas foi sem registro em carteira. Agora quero tudo certinho”, conta esperançosa.

Ela chegou antes das 10h acompanhada da mãe Bernadete Maria da Silva, que, entusiasmada, também se cadastrou. “Fiquei sabendo que ia começar a funcionar hoje (quarta-feira) e trouxe minha filha. Vou tentar também, quem sabe arranjo um trabalho”.

Bernadete quer trabalhar no setor de limpeza de empresas da região. Ela conta que só teve um trabalho com carteira assinada e sempre atuou como doméstica.

“Eu sei que é difícil. Se você for velho não consegue emprego. Se for novo dizem que não tem experiência. Não custa tentar”.

Hoje, o PAT de Mauá possui 78 mil pessoas cadastradas. Em média são feitos 250 atendimentos por dia que variam entre novas fichas, atualizações do currículo e procura por vagas específicas. De acordo com a Prefeitura, mensalmente 180 trabalhadores conseguem emprego pelo posto.

Moradores têm 100 vagas para cursos

Junto com a inauguração do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) do Jardim Sônia Maria, em Mauá, a Prefeitura disponibilizou 100 vagas para cinco cursos gratuitos de qualificação.

Para as primeiras turmas foram escolhidas as modalidades telemarketing, gestão de pequenos negócios, departamento pessoal, rotinas administrativas e atendimento ao cliente. A duração varia de curso para curso, mas não ultrapassa 36 horas.

Os cursos são oferecidos em parceria com a Avape (Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais) que selecionou as áreas com base em levantamentos feitos com empresas. “Avaliamos quais as funções que mais oferecem emprego e montamos os cursos para atender esta demanda”, disse a coordenadora de projetos da Avape, Maria Aparecida Nosch. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no PAT até segunda-feira. Podem participar somente moradores de Mauá com idade entre 16 e 42 anos e que estejam ou já tenham concluído o ensino médio.CB

Serviço: O PAT do Jardim Sônia Maria funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h na Rua Oscarito, 809.

Por Cristiane Bomfim - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.