NOTÍCIA ANTERIOR
Promoção de Dia das Mães do Shopping ABC tem show exclusivo de Fábio Jr.
PRÓXIMA NOTÍCIA
Linha 4-Amarela do metrô amplia horário de funcionamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2011 | Setecidades
1ºde Maio deve atrair 90 mil em São Bernardo
O Dia do Trabalhador será comemorado neste domingo (01/05) com festividade durante todo o dia e um ato político no final da tarde, no Paço de São Bernardo. Organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pela regional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no ABCD e entidades cutistas da Região, a expectativa é que o evento reúna cerca de 90 mil pessoas.

Com o tema “Fortalecendo a Luta dos Trabalhadores”, o programa contará com a presença de dirigentes sindicais, prefeitos, parlamentares e autoridades durante o ato político, previsto para começar às 18h. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula foram convidados, mas não confirmaram presenças. Dilma deve participar das comemorações na Capital.

Para os sindicalistas, há razões para a categoria comemorar a data. Para o presidente da regional da CUT e também dos sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil e Moveleiros do ABCD,

Cladeonor Neves da Silva, trata-se de um evento histórico de lutas e conquistas.
Silva afirma que o 1° de Maio deste ano tem como objetivo a reafirmação das bandeiras, tanto as históricas como as conjunturais. “É importante manter o crescimento para que possamos conquistar grandes resultados”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage, o fato de o País estar vivenciando quase o pleno emprego, a recuperação das perdas salariais e as condições de trabalho terem melhorado são fatores a serem comemorados. “No governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ocorreu a perda de inúmeros postos de trabalho e naquela época não havia o que se comemorar. Durante o governo do ex-presidente Lula, o Brasil se recuperou e, atualmente, a economia segue em um ritmo que há muito tempo não se via”, ponderou.

Em entrevista exclusiva ao ABCD MAIOR, o ex-presidente Lula lembrou os momentos históricos na Região e deixou um recado para os trabalhadores neste 1º de Maio: que seja uma boa comemoração e, além disso, uma oportunidade para mostrar ao mundo a grande conquista da categoria que foi a mudança da relação entre o Estado e a sociedade, e o governo e as entidades. Para Lula, a relação foi construída ao longo dos últimos oito anos, também marcados por conquistas. “O clima e possibilidade de conquista hoje é muito maior”, afirmou.

Durante o ato político, os sindicalistas vão lembrar as principais reivindicações dos sindicatos cutistas: a redução de jornada (de 44 horas para 40 horas semanais), com manutenção de salários; fim do fator previdenciário; trabalho decente; redução da taxa de juros; combate a demissões desmotivadas e fim do imposto sindical.

Shows - Além de um dia de reflexão sobre as lutas e conquistas da classe trabalhadora, o 1° de Maio no Paço de São Bernardo terá mais de 20 apresentações musicais. A partir das 10h deste domingo, os shows vão agitar a comemoração com cantores sertanejos como Luan Santana e João Bosco e Vinícius.

Em Santo André, a festividade a partir das 11h será no Espaço Pirelli, coordenada pela Prefeitura, e terá apresentações de Victor e Leo e João Neto e Frederico.

Na Capital, ato será promovido no Anhangabaú para cerca de 30 mil

As atividades do 1º de Maio na Capital serão realizadas no Vale do Anhangabaú pela CUT-SP, onde está prevista a participação de 30 mil pessoas durante a programação, que começa a partir das 10h. A organização espera a presença da presidente Dilma Rousseff. O presidente da Central, Adi dos Santos Lima, destacou que neste ano o tema de celebração do Dia do Trabalho está relacionado diretamente com as relações entre trabalhadores brasileiros e a população dos países do continente africano. “O evento deste ano será realizado na região central, na zona sul e também na Baixada Santista, no litoral paulista. Já no Interior, haverá festividades em Campinas, Bauru, Sorocaba e também na Região do Vale do Paraíba”, disse.

Assim como os líderes sindicais do ABCD, Lima ressaltou que as comemorações deste ano devem servir como um tempo de reflexão. “Subir no palco e ficar falando das melhorias trabalhistas pelas quais lutamos não resolve muita coisa. Nosso objetivo é oferecer um dia diferente aos trabalhadores, onde eles possam refletir sobre a vida, a educação e também sobre a cultura”, ponderou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.