DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2017 | Veículos
10 maiores recalls de veículos no Brasil somam quase 5 milhões de unidades
'Airbags mortais' são o principal motivo para megarecalls, mas o maior de todos ainda é um defeito no cinto de segurança do Chevrolet Corsa.
A Toyota anunciou nesta semana um recall de 538 mil unidades do Corolla, Etios, Hilux e SW4. O número é segundo maior já registrado no Brasil, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Procon e do Ministério da Justiça.
Somando as 10 maiores campanhas, o total de veículos com defeito chega a 4,8 milhões. Entre os "megarecalls", metade está relacionada aos chamados "airbags mortais", fabricados pela Takata, que podem lançar fragmentos de metal contra os passageiros.
As japonesas Honda e Toyota foram as mais afetadas, mas o problema aparece também em modelos da Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Chevrolet, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW (veja todos os recalls relacionados).
Entre outros problemas que ocasionaram grandes chamados no Brasil estão uma falha no cinto de segurança em mais de 1 milhão de unidades do Chevrolet Corsa e o rebatimento do banco traseiro em mais de 500 mil unidades da família do Volkswagen Fox, que podem decepar o dedo do usuário.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário. Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. Ou seja, se você tem um Corsa, ano 1994 a 1999, e não fez o conserto gratuito, ainda é possível levar o carro para a Chevrolet.
Veja os maiores recalls de veículos feitos no Brasil:
Chevrolet Corsa e Tigra
Unidades envolvidas: 1.062.737
Ano/Modelo: 1994 a 1999
Quando: Outubro de 2000
Defeito: cinto de segurança de unidades fabricadas entres 1994 e 1999. Na época, a GM foi acusada de ter omitido o problema por mais de um ano. A fabricante reconheceu a falha em 25 acidentes no Brasil, podendo ter causado 2 mortes.
Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4
Unidades envolvidas: 538.730
Ano/Modelo: 2010 a 2014
Quando: abril de 2017
Defeito: A falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Volkswagen Fox, CrossFox e SpaceFox
Unidades envolvidas: 511.116
Ano/Modelo: 2004 a 2009
Quando: junho de 2008
Defeito: ao rebater o banco traseiro para ampliar o espaço do porta-malas, o mecanismo aciona uma mola que puxa a argola com risco de decepar o dedo. Pelo menos 8 consumidores tiveram parte dos dedos cortados e 14 ficaram feridos. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 33% (até julho de 2016)
Honda Fit, City, Civic, CR-V
Unidades envolvidas: 477.580
Ano/Modelo: 2007 a 2012
Quando: julho de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 24% (até fevereiro de 2017)
Toyota Hilux, SW4, Fielder e Corolla
Unidades envolvidas: 424.641
Ano/Modelo: 2006 a 2011
Quando: outubro de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 30% (até março de 2017)
Honda Fit, City, Civic e CR-V
Unidades envolvidas: 423.217
Ano/Modelo: 2011 a 2015
Quando: maio de 2015
Defeito: a indicação incorreta do nível de combustível no tanque causa pane seca. O desligamento do motor em movimento também pode acarretar colisões. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 69% (até dezembro de2016)
Chevrolet Cobalt, Spin, Prisma e Onix
Unidades envolvidas: 400.940
Ano/Modelo: 2012 a 2014
Quando: dezembro de 2014
Defeito: falha na vedação da porca que fixa a bomba de combustível na parte superior do tanque pode provocar vazamentos, com risco de incêndio. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 50% (até agosto de 2015)
Chevrolet Corsa e Corsa Pick up
Unidades envolvidas: 355.723
Ano/Modelo: 1999 a 2002
Quando: junho de 2002
Defeito: há possibilidade de desprendimento da roda traseira por causa de fragmentação do rolamento externo
Índice de atendimento: 66% (até dezembro de 2013)
Honda Civic, CR-V, Accord, Fit e City
Unidades envolvidas: 325.130
Ano/Modelo: 2004 a 2011
Quando: junho de 2016
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 12% (até fevereiro de 2017)
Honda Fit, Civic, CR-V
Unidades envolvidas: 314.945
Ano/Modelo: 2004 a 2008
Quando: junho de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes.
Índice de atendimento: 13% (até fevereiro de 2017)
A Toyota anunciou nesta semana um recall de 538 mil unidades do Corolla, Etios, Hilux e SW4. O número é segundo maior já registrado no Brasil, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Procon e do Ministério da Justiça.
Somando as 10 maiores campanhas, o total de veículos com defeito chega a 4,8 milhões. Entre os "megarecalls", metade está relacionada aos chamados "airbags mortais", fabricados pela Takata, que podem lançar fragmentos de metal contra os passageiros.
As japonesas Honda e Toyota foram as mais afetadas, mas o problema aparece também em modelos da Nissan, Fiat, Jeep, Chrysler, Chevrolet, Volkswagen, Subaru, Mitsubishi, Audi e BMW (veja todos os recalls relacionados).
Entre outros problemas que ocasionaram grandes chamados no Brasil estão uma falha no cinto de segurança em mais de 1 milhão de unidades do Chevrolet Corsa e o rebatimento do banco traseiro em mais de 500 mil unidades da família do Volkswagen Fox, que podem decepar o dedo do usuário.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário. Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. Ou seja, se você tem um Corsa, ano 1994 a 1999, e não fez o conserto gratuito, ainda é possível levar o carro para a Chevrolet.
Veja os maiores recalls de veículos feitos no Brasil:
Chevrolet Corsa e Tigra
Unidades envolvidas: 1.062.737
Ano/Modelo: 1994 a 1999
Quando: Outubro de 2000
Defeito: cinto de segurança de unidades fabricadas entres 1994 e 1999. Na época, a GM foi acusada de ter omitido o problema por mais de um ano. A fabricante reconheceu a falha em 25 acidentes no Brasil, podendo ter causado 2 mortes.
Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4
Unidades envolvidas: 538.730
Ano/Modelo: 2010 a 2014
Quando: abril de 2017
Defeito: A falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Volkswagen Fox, CrossFox e SpaceFox
Unidades envolvidas: 511.116
Ano/Modelo: 2004 a 2009
Quando: junho de 2008
Defeito: ao rebater o banco traseiro para ampliar o espaço do porta-malas, o mecanismo aciona uma mola que puxa a argola com risco de decepar o dedo. Pelo menos 8 consumidores tiveram parte dos dedos cortados e 14 ficaram feridos. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 33% (até julho de 2016)
Honda Fit, City, Civic, CR-V
Unidades envolvidas: 477.580
Ano/Modelo: 2007 a 2012
Quando: julho de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 24% (até fevereiro de 2017)
Toyota Hilux, SW4, Fielder e Corolla
Unidades envolvidas: 424.641
Ano/Modelo: 2006 a 2011
Quando: outubro de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 30% (até março de 2017)
Honda Fit, City, Civic e CR-V
Unidades envolvidas: 423.217
Ano/Modelo: 2011 a 2015
Quando: maio de 2015
Defeito: a indicação incorreta do nível de combustível no tanque causa pane seca. O desligamento do motor em movimento também pode acarretar colisões. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 69% (até dezembro de2016)
Chevrolet Cobalt, Spin, Prisma e Onix
Unidades envolvidas: 400.940
Ano/Modelo: 2012 a 2014
Quando: dezembro de 2014
Defeito: falha na vedação da porca que fixa a bomba de combustível na parte superior do tanque pode provocar vazamentos, com risco de incêndio. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 50% (até agosto de 2015)
Chevrolet Corsa e Corsa Pick up
Unidades envolvidas: 355.723
Ano/Modelo: 1999 a 2002
Quando: junho de 2002
Defeito: há possibilidade de desprendimento da roda traseira por causa de fragmentação do rolamento externo
Índice de atendimento: 66% (até dezembro de 2013)
Honda Civic, CR-V, Accord, Fit e City
Unidades envolvidas: 325.130
Ano/Modelo: 2004 a 2011
Quando: junho de 2016
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes. Leia mais sobre este recall
Índice de atendimento: 12% (até fevereiro de 2017)
Honda Fit, Civic, CR-V
Unidades envolvidas: 314.945
Ano/Modelo: 2004 a 2008
Quando: junho de 2015
Defeito: falha está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador ou deflagrador. Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura seja mais forte, lançando estilhaços de metal contra os ocupantes.
Índice de atendimento: 13% (até fevereiro de 2017)
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