NOTÍCIA ANTERIOR
Receita amplia horário para entrega de declarações do IR na madrugada
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festas de 1º de Maio devem reunir cerca de 100 mil na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2009 | Economia
1º de maio será de muita festa na região
O dia primeiro de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, será de muita festa em toda a região do ABC. Serão diversos shows Em Santo André, São Bernardo e Diadema, de importantes nomes da música brasileira.

Em Santo André, pela primeira vez, a Prefeitura realizará um grande show para comemorar a data. A "Festa do Trabalhador" será no palco montado no Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº, Vila Assunção), que receberá, a partir das 10h, com entrada gratuita, 17 atrações musicais.

A expectativa dos organizadores é receber mais de 60 mil pessoas, que terão a oportunidade de ver artistas já consagrados, como Daniel, KLB, Rick & Renner, Jeito Moleque, Sampa Crew, Inimigos da HP e Alexandre Pires, além de outros que ainda buscam se consolidar no cenário musical como Fernando & Sorocaba, D''Black, Franco e Levine, Tô Legal, Rodriguinho, Doce Encontro, Ornella de Santis, Nwance, Marco e Mário e Roger & Rogério, dupla sertaneja da região, que faz sucesso depois de surgir em um programa de calouros na TV, em 2001.

O Semasa disponibilizará dois caminhões-pipa de água potável para o público. Além disso, 55 banheiros químicos serão instalados no parque. Quanto à alimentação, 20 tendas estarão à disposição com salgados, doces e bebidas não-alcoolicas. Homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Trânsito, além de seguranças particulares atuarão na segurança do evento, dentro e nos arredores do parque. A estrutura contara ainda, com uma equipe socorristas e de três ambulâncias do SAMU.

Será realizado também um esquema especial de trânsito nas ruas próximas ao parque, incluindo interdição de algumas vias.

Em São Bernardo, a comemoração do Dia do Trabalhador será no Paço Municipal, a partir das 11h. O público esperado é de 40 mil pessoas, que acompanharão shows de Zé Geraldo, Leci Brandão e Jorge Ben Jor e banda, que irá encerrar as comemorações, além do espetáculo O Teatro Mágico.

Já em Diadema, o Centro Cultural Diadema realiza shows e atividades recreativas gratuitas em comemoração ao Dia do Trabalho. Show com Nuno Mindelis, da Lira Musical de Diadema, Hip Hop, entre outros. As apresentações têm início às 11h e vão até às 19h.

Missa - A Diocese de Santo André promove, amanhã, a tradicional missa dos trabalhadores na Igreja Matriz, em São Bernardo.

Terá como tema ‘Nossa casa não é um mercado''. Trata-se de uma alusão, por exemplo, à crise econômica, a qual "é gerada pelo sistema capitalista, que transforma quase tudo em mercadoria, até mesmo os sentimentos humanos", de acordo com nota da Pastoral Operária.

A cerimônia ocorre desde 1980, quando ocorriam grandes greves operárias na região, a igreja cedia espaço para guardar alimentos que eram distribuídos aos trabalhadores que faziam as paralisações e assim, não recebiam regularmente seus salários.

Era a prática do chamado Fundo de Greve, que garantia a sobrevivência dos operários enquanto permanecessem em luta por melhores condições de trabalho e salários.

Em muitos momentos, contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, inicialmente como sindicalista e hoje, Presidente da República. Nos últimos dois anos, Lula não compareceu.

Colaborou Leone Farias

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.