Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
domingo, 29 de setembro de 2013 - 12:05h
Jaonete ! conheça esse tormento que atinge mais as mulheres.
 
Jaonete ! conheça esse tormento que atinge mais as mulheres.

Denominação popular de uma elevação que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé, o joanete é uma deformação, uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés. Entre as causas mais freqüentes do joanete, estão o encurtamento do músculo que faz estender os dedos; o excesso de movimentação do primeiro osso do meio do pé; ou a queda do arco da frente, formado pelos ossos do pés.

O que é o joanete?

Joanete é a denominação popular para uma elevação que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé. Na verdade, o joanete é uma deformação, uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés.

Quais as principais causas do joanete?
Entre as causas mais freqüentes do joanete estão o encurtamento do músculo que faz estender os dedos; o excesso de movimentação do primeiro osso do meio do pé; ou a queda do arco da frente, formado pelos ossos dos pés.

Os calçados podem causar joanete?

Sim, principalmente nas mulheres devido ao uso de sapatos de bico fino que apertam a região anterior do pé (antepé). O joanete aparece também em populações que não têm o hábito de usar sapatos apertados, mas sabe-se que isto é menos freqüente. Outras causas concorrem para o aparecimento do joanete como as artrites reumatóide e gotosa, pés planos (chatos) e pés cavos (altos).

O joanete é hereditário ou há ocorrências mesmo quando não há casos na família?

Há uma predisposição genética para o joanete, mas o problema se agrava com o uso inadequado de sapatos. As mulheres, por exemplo, pagam caro pela elegância dos saltos altos e têm 20 vezes mais chances de ter joanete. É importante lembrar que essa saliência — causada também por um desvio lateral e um ângulo agudo da articulação do dedão ou dedinho — costuma provocar constante pressão sobre a articulação dos demais dedos, que com o decorrer do tempo ficam curvos e salientes. Quando o desvio é pequeno, o joanete não incomoda. Em desvios mais acentuados, a dor pode ser muito forte, tornando impossível o uso de sapatos comuns.

É possível evitar o joanete?


Entre as dicas para evitar, destaco:

Evitar o uso de sapatos de bico fino ou salto alto.


Privilegiar o uso de calçados adequados ao tipo de pé e que sejam folgados.


Fazer, diariamente, uma ginástica para os pés. É muito simples!!!! Contraia os dedos para frente como se fosse pegar um objeto com os pés. Apóie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto. Depois, relaxe e inicie novamente.

Como é realizado o tratamento?


O tratamento do joanete pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do grau da deformidade e do desconforto da pessoa. No tratamento não cirúrgico, medidas como uso de sapatos confortáveis e almofadas colocadas entre o artelho e o segundo dedo ou embaixo do antepé podem ser úteis. O tratamento cirúrgico depende de uma correta avaliação do ortopedista. Existem muitas técnicas para a correção operatória do hallux valgus e da severidade da deformidade. É importante consultar um ortopedista para que ele indique a melhor opção para cada caso.


 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br