Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
segunda-feira, 17 de junho de 2013 - 14:34h
Um vício chamado Cartão de Crédito
 

Em muitos e-mails que recebo, o desespero é algo latente. As pessoas dizem que não conseguem abandonar o uso do cartão de crédito. Que em todas as movimentações este lá, sempre presente.
É que chamamos de "CARTONISMO", ou seja, o uso viciante do cartão de crédito.
Não podemos dizer que o álcool seja uma substância ruim. Afinal, ele auxilia na limpeza de sua casa, abastece o seu carro, enfim. Mas se o mesmo for ingerido em excesso certamente lhe causará danos.
O mesmo se diz quanto ao cartão de crédito. Fazendo uso moderado, prezando pelo pagamento total da fatura mensal, ele nunca lhe trará dores de cabeça. Neste caso, ele é um ótimo instrumento de controle financeiro, pois centraliza numa única data todos os compromissos assumidos naquele período.
Acontece que no âmbito psicológico temos que considerar que pagar com cartão é bem mais simples do que utilizar o dinheiro que está na carteira. Afinal oferecer à vendedora aquele cartão de plástico é bem mais ?indolor? do que retirar aquela nota de R$ 100.
Eu sugiro que guarde o cupom fiscal de sua próxima compra com cartão de crédito. Ao utilizá-lo novamente, separe o novo cupom e coloque sobre o anterior, não se esquecendo de somar o valor desta compra ao cupom do último gasto. E faça isso sucessivamente, ou seja, sempre atualizando o valor total dos cupons obtidos.
Duas coisas irão ocorrer: sua carteira ficará bem mais volumosa e por outro lado, ao observar o montante acumulado será bem mais simples concluir que é hora de interromper pelo menos temporariamente o uso de seu cartão de crédito.
É isso.

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Flávio Oliveira
Consultor Financeiro e Tributário; professor e palestrante na área de finanças pessoais e corporativas;
 

Escreve sobre

O crescimento do consumo no país é latente. Face à maior participação desta nova classe média, que hoje possui um maior poder de compra. Por outro lado, a inadimplência aumenta pois a grande maioria destas pessoas não possui uma boa educação financeira. E entre os casais há um outro cenário preocupante. Pois cada um vê o dinheiro de uma forma. E aí surgem as brigas.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 19/07/2017
O que fazer para não se enrolar no cartão de crédito

2ª 10/11/2016
Curso de Orçamento Doméstico

3ª 12/11/2015
Paguei imposto a maior. E agora?

4ª 07/06/2014
CLT ou VGBL

5ª 16/03/2014
A verdadeira razão do trabalho

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br