Anúncios Patrocinados
Boa Noite - Mauá,
Terça-feira, 23 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 18:57h
Lúpus : Conheça essa doença autoimune
 
Lúpus : Conheça essa doença autoimune

Lúpus é uma doença crônica que aparece pela produção de anticorpos que atingem as células do organismo, uma defesa imunológica que se vira contra os tecidos do próprio organismo, como pele, fígado , coração, pulmão e etc. A manifestação é na maioria das vezes em mulheres e pode ser diferente em cada pessoa, por isso é importante tratar essa doença o mais rápido possível, pois pode chegar a um ponto em que a doença não poderá mais ser controlada. Os principais sintomas são dores em determinadas parte do corpo, anemia, febres, feridas no corpo que podem ser em qualquer região entre outros sintomas.

Não deixe de consultar um médico sempre que houver suspeitas de sintomas, pois as consequências podem ser terríveis.


O que é lúpus eritematoso sistêmico

De causa desconhecida, essa doença chamada Lúpus eritematoso sistêmico, desencadeia a doença através de agentes externos como vírus, bactérias, agentes químicos que entram em contato com o sistema imunológico do indivíduo. Atinge aproximadamente 90% em mulheres com idade reprodutiva e dependendo do caso pode ser irreversível e fatal. O médico especialista em tratar esse tipo de doença é o reumatologista que avalia o quadro clínico e pode dar um diagnóstico preciso, pois sabe a que ponto está a gravidade da doença.

Doença de lúpus tem cura?

Por ser uma doença autoimune o lúpus ainda não tem cura, mas pode ser revertida e controlada através de medicação. Geralmente o tratamento é a base de medicamentos, mas também é indicado alguns cuidados, como: não se expor ao sol e mesmo dentro de casa passar o protetor solar todos os dias, não ingerir bebida alcoólica e nem ser dependente químico. Apesar dos sintomas desaparecerem antes do fim do tratamento, os médicos aconselham que é importante não parar com a medicação.

Causas da doença de lúpus

Em consequência de uma desordem imunológica o sistema defensivo perde a capacidade de diferenciar suas próprias células e produz anticorpos para o próprio organismo causando anormalidades. Seu aparecimento não é totalmente conhecido, mas segundo pesquisas os fatores ambientais e genéticos estão envolvidos. Infecções, exposição excessiva ao sol, estresse, depressão e outras doenças psicossomáticas podem ser a causa da doença de lúpus.

Para a prevenção o adequado é viver bem, praticar esportes e levar uma vida tranquila e sem muitas preocupações, caso surja alguns dos sintomas citados acima procure a orientação de um especialista o quanto antes.


Plantão saúde sempre trazendo artigos informativos para seus leitores.

“Cuide da sua saúde e não da sua doença “

Boa Semana!!!!

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br