Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 12:56h
Apendicite
 
Apendicite

É uma inflamação gastrointestinal que, se não for tratada a tempo, pode originar complicações graves e até ser mortal para o paciente

A apendicite consiste numa inflamação do apêndice, uma pequena bolsa que está ligada ao início do intestino grosso.

Embora não se saiba concretamente qual é a utilidade e função deste órgão (que não é essencial para o organismo), parece contribuir para as defesas imunitárias a nível intestinal, dada a sua riqueza em folículos linfóides.


A apendicite ocorre geralmente quando o apêndice é bloqueado por fezes ou por um corpo estranho, o que faz com que as suas paredes inflamem e os seus tecidos sejam invadidos pelas bactérias intestinais.

Sintomas

Dor abdominal súbita e mais ou menos intensa na região inferior direita (a localização exacta é variável), náuseas, vómitos e febre baixa. Se o apêndice se perfurar, a dor e a febre podem aumentar.

Se o quadro evoluir para peritonite (inflamação do revestimento da cavidade abdominal, peritoneu), nas formas mais graves, pode ocorrer desidratação, choque e mesmo morte, caso não haja intervenção em tempo oportuno.

Tratamento

A cirurgia de remoção do apêndice (de urgência, geralmente) é a solução para este problema, evitando o agravamento da inflamação, com eventual perfuração do apêndice, formação de abcessos ou peritonite.

Actualmente, a técnica mais indicada é a cirurgia laparoscópica, realizada através de três pequenas incisões, que permite uma recuperação mais rápida, bem como a inspecção de toda a cavidade abdominal, de forma a excluir outras causas de dor abdominal.

Por vezes, a cirurgia faz-se antes mesmo de se ter a certeza do diagnóstico, pois o seu protelamento pode ter consequências graves. Um apêndice infectado pode perfurar-se em menos de 24 horas após o início dos sintomas, espalhando o conteúdo intestinal carregado de bactérias pelo abdómen e, consequentemente, pelo sangue, o que pode conduzir a uma infecção ainda mais grave (septicemia) e, por vezes, mortal.


Boa Semana a todos leitores da coluna Plantão Saúde.


Cuide da sua saúde não da sua doença !!!!

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br