Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Sábado, 20 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 21 de junho de 2012 - 11:46h
Bursite ou Tendinite: Qual a Diferença ?
 
Bursite ou Tendinite: Qual a Diferença ?

Por várias vezes, você já deve ter ouvido essa pergunta: tendinite ou bursite, como diferenciá-las? A pergunta que parece complicada pode ser mais simples de responder do que agente imagina. Algumas doenças são fáceis de serem confundidas em função da semelhança dos sintomas. A exemplo disso, podemos citar a tendinite e a bursite, que provocam confusão entre as pessoas. Ambas, são doenças reumáticas que podemos chamadas reumatismos de parte moles e, embora tenham sintomas parecidos, são doenças diferentes.

O que é Tendinite?

Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão. Tendões são espessas cordas fibrosas que prendem os músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.

O que é Bursite?

Bursite é a inflamação ou irritação de uma "bursa". Esta é de um pequeno saco localizado entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele, ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Desde que os tendões e as bursas estão localizados próximas articulações, qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente como artrite. Os sintomas são semelhantes:

Dor e rigidez, agravadas por movimento.

Dor principalmente noturna.

Inchação local pode acontecer.

Qualquer tendão ou bursa no corpo humano pode ser afetado, mas aqueles localizados nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são os mais freqüentes. Tendinites e bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas e, ao contrário da artrite, eles não causam deformidade.

Causa

A causa mais comum de tendinites e bursites é o trauma local ou "overuse" (excesso) durante trabalho ou jogo, particularmente se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada. Ocasionalmente uma infecção dentro da bursa ou ao redor do tendão será responsável pela inflamação. Tendinites e bursites podem estar associadas com outras doenças como Artrite Reumatoide, Gôta, ou Artrite Psoriásica, inclusive, existe uma maior freqüência nas Artrites Reativas.

Diagnóstico

Deve ser salientado que tendões e bursas não são visíveis em radiografias, no entanto o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente da ressonância nuclear magnética trouxeram um auxílio extremamente importante na definição do local e grau da lesão Aspiração com agulha do local pode ser necessária para excluir infecção (artrite séptica), ou mesmo gôta. Exames laboratoriais podem ajudar em caso de alguma outra doença de base, como por exemplo, Artrite Reumatoide ou Diabetes, mas normalmente, não são necessários para diagnosticar a maioria dos casos.

Tratamento

Os anti-inflamatórios ajudam no controle do processo inflamatório. Corticosteroides, seja como infiltração da área afetada, ou de uso sistêmico, podem ser úteis. Se uma infecção está presente, um antibiótico é necessário. A intervenção cirúrgica de tendinites ou bursites é infreqüente. Uma vez controlado o ataque agudo, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e/ou correção dos fatores causais.

Boa semana a todos leitores do plantão saúde.

ATT.

Ednei da Silva

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br