Anúncios Patrocinados
Boa Noite - Mauá,
Terça-feira, 23 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011 - 15:40h
Com pressão baixa ? Saiba como agir
 
Com pressão baixa ? Saiba como agir

Pressão baixa

Altas temperaturas, uso inadequado de remédios e mudança repentina da posição do corpo são algumas causas da hipotensão. Quando ocorre, a pessoa fica pálida, sua frio, sente a vista escurecer, até desmaia, mas os sintomas em geral são passageiros. Caso a queda de pressão se repita insistentemente, porém, merece ser investigada, pois pode indicar a presença de doenças Não há um limite numérico que defina claramente a pressão baixa. Em princípio, qualquer patamar abaixo dos 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, como se diz) é considerado normal. É comum encontrar mulheres com níveis de pressão de 90 x 60 mmHg (ou 9 por 6). E elas vivem muito bem. Aliás, quem tem pressão baixa deve se considerar privilegiado, pois está mais protegido contra as doenças cardiovasculares.

Alguns fatores, porém, provocam quedas no patamar normal de pressão de uma pessoa, causando um mal-estar passageiro que inclui tontura, suor frio, palidez, escurecimento da vista, cansaço e até desmaio. A hipotensão acontece a qualquer um, mas, como a pressão arterial das mulheres naturalmente já é mais baixa que a dos homens, elas parecem sentir mais os seus efeitos. A pressão arterial é determinada pelo volume de sangue bombeado pelo coração e pela resistência que ele encontra para circular no organismo. Uma das situações que mais provoca sua queda é a mudança repentina de posição do corpo, especialmente da deitada para a sentada ou em pé.

Isso acontece porque na horizontal os órgãos funcionam melhor, com menor esforço. Quando a pessoa sai dessa posição de repouso e se levanta de repente, o sangue tende a descer, deixando o cérebro com menos oxigenação por alguns instantes. O sistema nervoso avisa o coração para mudar o ritmo de bombeamento, de maneira a fazer o sangue subir, mas o corpo demora um pouquinho para atender à ordem. Idosos e portadores de diabetes sofrem ainda mais com esse problema, pois seu sistema nervoso não é tão rápido quando o dos jovens e saudáveis. O ideal, em qualquer idade, é evitar levantar-se de maneira abrupta.

Vai ai 12 dicas caso sua pressão arterial cair :


1

Evite fazer movimentos bruscos.


2

Levante-se devagar da cama. Sente-se por um minuto com os pés apoiados no chão e só depois fique em pé.

3

Evite ficar em pé durante muito tempo.

4

Tente usar meias de compressão. Elas aumentam a pressão periférica das pernas, permitindo a chegada de mais sangue ao coração e, com isso, o aumento da pressão arterial.

5

Se você não tiver nenhuma contra-indicação médica, aumente o consumo de sal na sua dieta cotidiana.

6

Tome de 2 a 3 litros de líquidos por dia, a menos que o seu médico indique outra quantidade.

7

Evite ficar em jejum ou passar muito tempo sem comer. Nunca deixe de tomar o café da manhã.

8

Se você perceber que vai desmaiar, deite com as pernas elevadas ou sente-se e coloque a cabeça para baixo, entre as pernas, empurre a cabeça para cima e com as mãos impeça que ela suba, fazendo pressão.

9

Depois de alguma atividade física intensa, descanse, beba líquidos (é preferível os que têm minerais) e coma algo leve.

10

Se estiver em um ambiente fechado, abra as portas e as janelas.

11

Se fizer muito calor, use roupa leve e clara, beba líquidos e fique em lugares frescos e adequadamente ventilados.

12

Se você precisa tomar medicamentos sempre ou com freqüência, vá com regularidade ao médico para rever a indicação, e eventualmente, ajustar a freqüência e a dose.


fonte:mais saúde

Tema sugerido pelo leitor Anderson Silva e sua esposa Quilda


O Plantão saúde deseja a todos os leitores um ótimo ano novo, que em 2012 estaremos juntos esclarecendo e levando informações sobre o que diz respeito a saúde .

Feliz ano novo!!!!

Att

Ednei da silva

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br