Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Quinta-feira, 28 de março de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 11:57h
Já ouviu falar de Adenóide ? Tire suas dúvidas
 
Já ouviu falar de Adenóide ? Tire suas dúvidas

Como funciona a adenóide


A adenóide, conhecida popularmente como carne esponjosa, é uma massa de tecidos linfóides protetores localizada na superfície da nasofaringe. Como as amídalas, localizadas abaixo delas, a glândula (tecnicamente conhecida como amídalas nasofaríngeas) é um nódulo linfático com células brancas especializadas em localizar e destruir bactérias nocivas e vírus. Ela representa uma importante defesa contra doenças do sistema respiratório.


Adenóides aumentadas

É normal que a adenóide aumente de tamanho durante inflamações na garganta, assim como acontece com as amídalas, e voltem ao normal depois do fim da infecção. No entanto, em alguns casos ela permanece aumentada como resultado de infecção prolongada ou alergias.

A obstrução da passagem nasal pode causar a característica voz nasalada, respiração bucal e escorrimento contínuo de muco com pus pela garganta. Além disso, pode causar obstrução da trompa de Eustáquio que liga a garganta aos ouvidos, resultando em retenção dos fluídos no ouvido médio, audição comprometida, dor e infecções recorrentes nos ouvidos.

Tratamento


O tratamento é feito por meio de antibióticos. Já a cirurgia pode ser recomendada quando a adenóide estiver infeccionada ou aumentada e tornar-se a causa da doença (normalmente as amídalas também estão infectadas e devem ser removidas na mesma operação). E seria recomendada nos seguintes casos: se infecções recorrentes ou contínuas de adenóides não puderem ser eliminadas com medicações antibióticas, se causarem infecções recorrentes nos ouvidos ou se houver um câncer ou abscesso (massa de pus dentro de uma cavidade).

A remoção cirúrgica de uma adenóide também pode ser ocorrer se caso a glândula, cronicamente infectada, aumentar a suscetibilidade de uma doença séria, como febre reumática ou nefrite (doença renal). No entanto, a retirada não é normalmente feita durante ataques agudos de amidalite, pois pode piorar a infecção. A cirurgia também não é recomendada para prevenir roncos, respiração bucal ou voz nalasada causada pelo aumento da adenóide, pois este normalmente diminui depois da infância.


Prevenção


Nem sempre é possível prevenir infecções ou aumento da adenóide. Na verdade, crescer de tamanho para capturar e combater os organismos infecciosos é uma função normal da glândula. No entanto, bons hábitos de saúde podem ajudar, assim como o uso de antibióticos prescritos por um médico nos casos de adenóide infectada e aumentada.

fonte: saúde mais

Boa Semana para todos leitores do Plantão Saúde !!!

Cuide da sua saúde ela é o bem mais valioso que você tem.

Pense nisso!!!

Boa semana .





 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br